O transtorno do espectro autista – TEA em seus graus leve, moderado e grave, é caracterizado por diversos sintomas, entre eles estão a dificuldade na comunicação, no convívio social, mudanças de humor repentinas, comportamentos repetitivos, fixação por objetos, e outros.
A incidência de pessoas autistas está cada vez maior no Brasil e no mundo e é uma realidade constante que está inserida em nosso meio social.
Ter na família uma pessoa com autismo é saber que existirá um caminho de muitos obstáculos, renúncias e desafios que precisarão ser enfrentados diariamente.
Os pais de crianças autistas vivem em uma busca constante para garantir o melhor tratamento possível para que elas desenvolvam as suas habilidades de forma saudável e consigam viver uma vida normal, mesmo portando o transtorno.
A luta diária que a família de uma criança autista enfrenta é um caminho muito difícil e repleto de situações desafiadoras.
Os pais se desdobram dia após dia na busca pelos direitos de seus filhos especiais, mesmo que em algumas ocasiões se sintam desencorajados pela falta de apoio do SUS, que muito pouco faz pelos autistas.
Os serviços essenciais de acompanhamento profissional, proteção, acolhimento e aprendizado dos autistas são praticamente inexistentes por parte do governo, tendo as famílias que arcarem sozinhas com os gastos que o autismo requer.
O tratamento do autismo nescessitauma equipe multidisciplinar especializada em diversas áreas da saúde, entre elas a fonoaudiologia, neuropsiquiatria, psicologia, terapia ocupacional e outros. Essa equipe de profissionais se empenha incansavelmente para integrar o autista ao meio em que ele vive, diminuindo os obstáculos que o transtorno pode gerar em sua vida.
O método de intervenção ABA consiste em uma análise de comportamento aplicada que estuda o comportamento autista em seus diferentes graus de intensidade com o objetivo de compreendê-los e adaptá-los a situações reais do nosso cotidiano, inserindo-os no convívio em sociedade.
A realização do tratamento multidisciplinar em conjunto com o método de intervenção ABA é a forma mais eficaz de amenizar os efeitos do transtorno, sendo uma ferramenta indispensável para a pessoa com autismo construir laços, desenvolver habilidades e realizar atividades como uma pessoa comum.
O alto custo do tratamento acaba afetando muitas famílias, pois a maioria dos brasileiros não possui os recursos financeiros suficientes para arcar com todos os gastos gerados pelo autismo, sem prejuízo do próprio sustento.
O que muitas pessoas não sabe é que existe a possibilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) arcar com todo o tratamento multidisciplinar pela método ABA (Conheça mais direitos dos autistas clicando aqui).
O SUS do seu município deve custear todo o tratamento que o autista precisa para enfrentar as dificuldades dos sintomas, e esse acompanhamento deve obedecer todas as suas fases e sessões prescritas pelo médico, promovendo para esses pequenos guerreiros uma melhor qualidade de vida.
É necessário garantir que o Município forneça todo o atendimento adequado para a população autista, para isso, os pais precisam apresentar a necessidade do tratamento com um relatório médico atualizado deixando claro que este é o melhor método para o acompanhamento da criança, bem como, documentos que comprovem a falta de recursos próprios para custear o tratamento.
Reunidos esses requisitos, os pais podem e devem se utilizar deste benefício para melhor atender os interesses do seu filho, oferecendo o auxílio que ele precisa para viver de forma digna e saudável.
Este procedimento se dá por meio de ação judicial própria, e o acesso pode se dar rapidamente, muitas vezes, por meio de medida liminar.
O melhor caminho é procurar ajuda em uma equipe jurídica especializada e capacitada para solucionar o seu problema e garantir a totalidade dos seus direitos.
O escritório GM advogados é especializado em ações que envolvem os direitos dos autistas, nosso serviço é individual e profissional, contamos com um corpo jurídico altamente qualificado e pronto para te receber.
Somos referência nacional no atendimento online e podemos te atender de qualquer lugar do Brasil.
Restou alguma dúvida? Nos mande uma mensagem pelo whatsapp e a nossa equipe terá um prazer imenso em te responder, além disso, nosso fórum de dúvidas está aberto nos comentários desta publicação e responderemos o mais breve possível.