O que é a aposentadoria rural (especial)
Muitas famílias brasileiras vivem da agricultura familiar, são anos de trabalho braçal para colocar comida na mesa. O que une todas essas famílias é a esperança na efetividade das chuvas e um direito que lhes é assegurado por lei: A APOSENTADORIA ESPECIAL RURAL.
O trabalhador rural, que vive da roça e sustenta sua família através dos insumos produzidos no campo possui direito a chamada APOSENTADORIA ESPECIAL.
Nesse tipo de benefício o agricultor não precisa ter contribuído com a previdência (INSS) para ter direito a aposentadoria.
Quem tem direito
O direito a aposentadoria rural se aplica a quem pratica a agricultura familiar, quem é pescador artesananal ou lavrador.
Veja quem tem direito e os requisitos para esse tipo de aposentadoria:
Requisitos para aposentadoria
O benefício deve ser concedido a todos os agricultores que completam a idade mínima prevista em lei e que comprovem que exerceram a agricultura familiar nos quinze anos que antecedem o pedido junto ao INSS.
A lei garante o direito a aposentadoria rural de um salário mínimo a todos os que comprovem a condição de agricultor. Os homens podem requerer a aposentadoria rural a partir dos sessenta anos de idade. Já as mulheres, ao completar cinquenta e cinco anos, já podem requerer a aposentadoria.
Necessário se faz provar que exerceu a agricultura nos quinze anos que antecedem o pedido administrativo no INSS.
O que fazer quando for negado
Se o seu benefício foi indeferido ainda é possível ingressar com uma ação judicial para buscar reverter a decisão do INSS.
Faz-se necessário contratar um escritório de advocacia especializado, que cuide do seu caso de maneira particular, garantindo assim que todos os seus direitos sejam preservados.
Nós da GM advogados entendemos o seu problema. Somos um escritório de advocacia especializado em demandas que envolvem a previdência social (INSS), atuamos em todo o Brasil, somos cinco estrelas no Google e já ajudamos centenas de trabalhadores rurais a conquistar seu benefício.
Por que um advogado especialista
Muitos trabalhadores rurais acabam caindo nas mãos de agenciadores ou até mesmo de instituições que visam apenas dinheiro e não se preocupam em reunir a documentação adequada para fazer um pedido bem fundamentado no INSS. E o resultado é benefício indeferido.
Infelizmente esse tem sido o problema de muitos agricultores. Sem entender quais provas precisam reunir, acabam não sabendo requerer o benefício ao alcançar a idade de se aposentar.
É bem verdade que não é obrigatório advogado para requerer benefício no INSS. Também é verdade que qualquer advogado pode representar um agricultor no pedido de aposentadoria rural.
Contudo, cada dia mais se faz necessário a busca por especialistas.
Com a advocacia não é diferente, o olhar de um especialista pode fazer toda a diferença na hora de requerer o benefício junto ao INSS.
Do mesmo modo, se o benefício foi indeferido pelo INSS, o advogado especializado nos benefícios rurais poderá encontrar a melhor solução para a ação judicial necessária.
E lembre-se A sua luta é nossa luta.